top of page

Apropriação Cultural VI: Indústria da Música


Arte por Pybor

A repercussão do assunto Apropriação Cultural vem ganhando forças em diversos aspectos da atualidade, assim também, entrando em debates a questão musical de cada grupo cultural e dos significados apresentados dos estilos musicais. A apropriação cultural na música é confundida com algumas outras formas de encontros culturais, por causa da dificuldade de se definir determinada atuação como processo de apropriação.

Em seus primórdios, os diversos estilos musicais como o Rap, Hip Hop e o Rock tinham um contexto específico para aquele tipo de música ser feita assim e, com o tempo e a popularização de dos ritmos, os padrões foram mudando a cultura assim instigando alguns casos de apropriação pelo mundo.

No mundo do Rap e Hip Hop, que sempre foi um ritmo marcado pelos negros dos Estados Unidos, ao permitir a entradas de artistas brancos nesse contexto, promoveu muita rejeição do público atual daquela época, até citando a pratica da apropriação cultural nesses casos como de falta de respeito com a cultura.

Uma das histórias mais conhecidas desse ritmo é a do cantor Eminem, contada em seu filme “8 Mile”, onde monstra exatamente essa transição de entradas de brancos nesse meio artístico musical, fazendo sucesso e chamando ainda mais atenção do público. Essa introdução não pode ser considerada como apropriação cultural pois a identidade da cultura não foi desapropriada para uma nova, assim dando para os artistas a possibilidade de criação e de respeito da cultura.

No mundo do Rock as situações se inverteram, depois da explosão do Rock, várias vertentes desse estilo musical foram criadas com um novo propósito e público alvo. O mais relevante, foi o surgimento do Rock gospel, que teve uma grande repercussão por ter recriado a cultura do Rock e ainda mais ter rejeitado os princípios da cultura, assim criando um caso de apropriação cultural muito forte na história da música e cultura até hoje.

A Apropriação Cultural ainda se confunde com outras formas de encontro cultural, gerando grandes discussões afim de proteger a identidade de muitos grupos culturais. A falta de conhecimento e a promoção de informações falsas ainda marcam o cenário desta discussão.


© 2023 by The Artifact. Proudly created with Wix.com

bottom of page