top of page

Apropriação Cultural VII: Raça e Religião


Artista desconhecido

Apropriação cultural nada mais é que adoção de alguns elementos específicos de uma determinada cultura, considerada minoritária, usada por um grupo cultural diferente e dominante. Ela descreve-se próxima da aculturação ou assimilação, mas implicando em uma visão negativa em relação a cultura minoritária.

Ao olhar esse aspecto em relação a apropriação cultural racial, podemos ver fortemente presente nas relações entre negros e brancos, porém se analisarmos analisar os aspectos gerais, ela é existente em todas as culturas étnicas, uma vez que cada uma tem seus costumes.

Hoje em dia vemos muitos costumes utilizados por uma determinada raça sendo utilizado por outras culturas, porém, os adeptos destes costumes tomam como posse achando que pertencem somente a sua cultura e não aceitando que uma pessoa diferente dos seus costumes utilize esses hábitos considerando que pertença, particularmente, apenas a sua cultura.

Um exemplo marcante envolvendo a questão racial é referente a movimentos sociais através da música como a do estilo musical rock, que a origem veio do movimento negro. Hoje em dia, o rock não é mais um parâmetro para o movimento, sendo muitas vezes colocada como um ritmo racista por não dar mais espaço para a questões étnicas trabalhadas na origem dessa vertente musical.

Um ponto interessante da Apropriação Cultural racial, é o olhar distorcido da sociedade para uma determinada cultura e suas peculiaridades. Onde negros utilizam acessórios, objetos ou ritos culturais, é possível identificar olhares de reprovação ou repulsa, porém sendo uma pessoa branca utilizando desses mesmos aspectos, é muitas vezes olhada de maneira positiva por seguir uma vertente cultural étnica, trazendo uma forma de representatividade dentro dos aspectos culturais. A Apropriação Cultural é de difícil compreensão, pois trabalha com a questão do movimento industrial ligado ao capitalismo e não necessariamente com a utilização de aspectos cultural de outras etnias. Enfim, frequentemente gera-se um processo de apagamento cultural causado primordialmente pela Apropriação, alimentando formas negligenciadas de inclusão social étnica.

Estamos em um país livre e democrático, onde a multiculturalidade é vista com bons olhos por promover interações entre os povos e uma evolução saudável da cultura brasileira. O fenômeno descrito como Apropriação Cultural deve se manter particular ao movimento das indústrias que desrespeitam minorias étnicas e não ao uso individual de aspectos, objetos ou ritos culturais.


© 2023 by The Artifact. Proudly created with Wix.com

bottom of page